- Área: 21732 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hufton+Crow, Eva Bloem
-
Fabricantes: Carey Glass, Cricursa, Edmont, Fibrobeton, Radmat, ViewCol & Bespoke Glass Solutions
Descrição enviada pela equipe de projeto. Canaletto é um edifício residencial de 22 mil metros quadrados localizado em Londres. Através de uma série de compartimentos verticais, conjuntos de pavimentos são agrupados de modo a estabelecer uma série de "comunidades verticais" independentes.
A torre de 31 pavimentos abriga uma variedade de unidades residenciais, desde pequenos estúdios, apartamentos de um e dois quartos, e diversas configurações de apartamentos com três quartos além de uma cobertura exclusiva com um amplo terraço aberto. A Torre Canaletto também conta com espaços de convívio compartilhados, como uma piscina, um spa, espaços multimídias e um lounge com um terraço no 24º pavimento.
Localizada no bairro londrino de Islington, a torre projetada pelo UNStudio possui um desenho exclusivo de fachada que simplifica a volumetria do edifício e revela detalhes atípicos em uma torre residencial. O projeto da fachada foi concebido para enfatizar seu caráter residencial dentro do distrito de "Islington".
Ben van Berkel: "A City Road Tower distingue-se dos seus edifícios vizinhos por sua diversidade; através dos materiais, da compartimentação vertical, da escala adequada às ruas da cidade e de uma fachada que cria sua própria identidade residencial através de sua linguagem diversa e heterogênea".
Compartimentação
Neste projeto, a perspectiva urbana se enriquece através da escala, dos materiais e detalhes propostos. A concepção da fachada do edifício se apresenta como uma série de agrupamentos verticais que combinam diversos pavimentos em grupos menores.
Ben van Berkel: "Em um edifício residencial como este, queremos que seus moradores se identifiquem com o projeto de arquitetura, que se sintam parte dele. É por isso que a Torre Canaletto enfatiza esse encontro de diversos pavimentos compondo diferentes unidades - pequenas comunidades individuais dentro de um conjunto maior".
Materiais contrastantes são utilizados em cada conjunto de pavimentos, onde o elemento metálico "exterior", comum à todas unidades, é complementado por um material "interior" exclusivo de cada grupo. Ao longo da torre, este conceito de segmentação da fachada foi concebido de modo a maximizar os níveis de transparência do edifício e enquadrar diferentes perspectivas da cidade.
Sustentabilidade
A fachada também responde à critérios de sustentabilidade do edifício. A composição de seus elementos proporciona um ótimo equilíbrio entre sombreamento e iluminação natural, enquadrando vistas privilegiadas da cidade sem no entanto, resultar em um ganho excessivo de calor. A composição da fachada também foi concebida de forma a proteger o edifício dos ventos fortes, enquanto que a marquise do térreo proporcionará um espaço agradável e protegido para os pedestres que circulam pelo local.
Varandas
A disposição das varandas dentro de cada grupo, proporciona a diversidade desejada à fachada e à experiência de vida de seus moradores. À medida que os espaços abertos estão diretamente conectados aos espaços de uso comum das unidades, a concepção destes elementos foi determinante no desenvolvimento do projeto desde o início. A materialidade destes espaços contrasta com a esperada concretude de uma torre residencial típica, proporcionando uma nova interpretação desta tipologia urbana.
Ben van Berkel: "O posterior detalhamento e o contraste que a materialidade fachada proporciona, faz com que a identidade do edifício, de fato, seja muito mais tangível para seus moradores. Esta é uma abordagem que geralmente se aplica à projetos menores, no entanto, após uma extensa pesquisa sobre elementos duráveis e de fácil manutenção que pudessem ser utilizados, conseguimos compor estas variações inesperadas também em uma escala maior".
Espaços compartilhados e áreas de convívio
Além das 190 unidades privativas, a grande variedade de espaços de uso comum e áreas de lazer da Torre Canaletto proporcionam uma enriquecedora experiência de vida para seus moradores.
O jardim junto à Wharf Road abriga o acesso ao lobby residencial, enquanto a grande área verde do térreo se conecta diretamente ao átrio de entrada junto à movimentada City Road. Para completar o programa, um restaurante público também estará localizado junto ao acesso à City Road.